segunda-feira, 15 de novembro de 2010

ARTIGO SOBRE PAZ SOCIAL

CULTURA E EDUCAÇÃO: CAMINHOS PARA A PAZ

As dimensões continentais do nosso país, a diversidade cultural, a formação educacional frágil e a falta de vontade política são fatores determinantes que contribuem para a violência que observamos nos dias atuais.

O primeiro contato de nossas crianças ocorre em casa com os pais, mas a busca desenfreada por uma melhor condição de vida faz com que alguns deles não tenham tempo suficiente para transmitir aos filhos os valores morais que herdaram e colocam esta responsabilidade na escola que passa a ser vista como “exemplo”.

A internet e toda essa tecnologia que veio para facilitar as nossas vidas acabaram se transformando numa arma poderosa na divulgação e disseminação da violência. Os heróis atuais perderam a humanidade; não são mais formadores de caráter como aqueles personagens ingênuos de Monteiro Lobato e Walt Disney.

É na infância que se inicia o desenvolvimento cognitivo e afetivo, no entanto, algumas crianças são privadas de condições básicas de sobrevivência, são vítimas de preconceito, discriminação e intolerância, vivem na linha da pobreza, moram em áreas de risco social, são abandonadas ou maltratadas pelos próprios pais desajustados; mas não temos apenas que tratar o problema e sim, transformar os números desta triste estatística em programas voltados para o ser humano.

Enfim, com sensibilidade, com políticas pedagógicas que permitam a inclusão de todos e com cada um fazendo a sua parte, podemos vislumbrar um caminho de esperança para alcançarmos a tão sonhada paz social.

Redação de Maria de Fátima Vieira Martins 4º período de Pedagogia Universo

T: 20441-N -- 2ºsemestre/ano2010.