sábado, 10 de maio de 2014

"A ALFABETIZAÇÃO é o primeiro passo concreto para a liberdade crítica dos excluídos".

sexta-feira, 9 de maio de 2014

RELATÓRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

 
MODELO DE RELATÓRIO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

 
 

Ano: 2014 
Nome do aluno: C.S.S
Data de Nascimento: -----/------/----------
Série:  2º Ano 1ºCiclo  do Ensino Fundamental     
Endereço Residencial: -----------------------------------------------------------
Telefone de contato da família:-------------------------------------------------
Área de deficiência: --------------------------------------------------------------
Escola: E.M.E.S.B.
 
 
PROPOSTA:

1- Trabalhar todas as letras do alfabeto, numerais (de 1 a 100) e cores primárias e secundárias.
2- Escrita do próprio nome, separação silábica, formação de pequenas frases e formas geométricas.
3- Aprender a caminhar, ficar na fila com os colegas e aprender a interagir na entrada, na hora do almoço e lanche e, na saída permanecer em sala de aula com os colegas e a professora regente. 
 
            O aluno apresenta um certo grau de dificuldade na construção do seu processo de aprendizagem, pois possui a atenção comprometida por conta da baixa concentração, principalmente após finais de semana e feriados prolongados, não conseguindo realizar as atividades básicas na sala de aula. (Não faz exercícios em casa e praticamente perdeu todo o material escolar).
            É muito inquieto, e esta situação piora quando não está medicado. Não consegue parar no lugar, não presta atenção às atividades que lhe são propostas em sala de aula pela professora regente e não possui organização pessoal. Não estabelece vínculos sociais produtivos em sala de aula, mas convive bem nas aulas de educação física, pois possui grande interesse pelos esportes em geral, principalmente futebol. Não tolera frustração, irrita-se com facilidade, corre por toda a escola, atira-se no chão, quer chutar, grita muito, e quando está sem medicação chora bastante e nesses momentos, tem flashs de palavras e/ou frases que lhe foram ditas com agressividade, provavelmente, por familiares e pessoas de convívio próximo, fazendo com que o mesmo fique em desespero. Mesmo com estas limitações mantém laços afetivos com colegas, professores e funcionários da escola, demonstrando grande carência no aspecto afetivo.
            Observei que o  mesmo, não consegue realizar as atividades sentado, mas como na sala de recursos ele tem mais espaço e mobilidade realiza algumas tarefas que proponho, principalmente aquelas ligadas ao futebol e seus desdobramentos como: escrever e ler o nome dos jogadores, o nome dos estádios de futebol, os grupos, as regras, os outros países participantes da Copa, pois o mesmo já tem conhecimento de quase todas as letras e aos poucos já consegue escrever palavras sozinho. Reconhece as cores primárias e algumas secundárias, mas a coordenação motora na pintura é muito baixa, não consegue fazer um círculo, mesmo associando a bola, e algumas vezes, percebi tremores em suas mãos. Seria bom se tivéssemos um quadro na sala de recursos.
            Para que o aluno desenvolva seu potencial de aprendizagem, é de suma importância que haja a manutenção da administração medicamentosa sem interrupções e um acompanhamento psicológico e/ou psiquiátrico, para que o mesmo possa controlar um pouco a hiperatividade e que consiga ficar pelo menos 30 minutos sentado, parece pouco tempo, mas no caso dele, seria um grande avanço.
PS:  Como ele gosta muito de futebol, ganhei a sua confiança "jogando bola" na quadra da escola e assim, "negociando" as atividades, mas não sei como esta estratégia está sendo vista pela escola, mas está funcionando pelo menos enquanto ele está se adaptando a medicação, que no meu entendimento é de suma importância.
 
SUGESTÃO:
1- Encaminhá-lo a um Clínico Geral e/ou Pediatra, para realizar exames de sangue e no pâncreas, pois após o almoço e/ou o lanche, o mesmo tem uma "explosão" e só se acalma após correr muito. (Pode ser GLICOSE chegando ao cérebro com muita rapidez).
2- Colocar um quadro negro pequeno na sala de recursos, para que o mesmo possa, pelo menos durante um certo período, realizar atividades em pé como pintar dentro do objeto e não fazer apenas rabiscos.
3- Incentivar a colaboração da família.
 
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OUTROS DADOS IMPORTANTES QUE DEVEM SER MENCIONADOS NO RELATÓRIO
 
Disposição para a realizar atividades com jogos e materiais lúdicos, formar palavras com ajuda de quebra-cabeça, faz uso do computador, com ou sem acompanhamento, faz uso de palavrões.
Percepção visual.
Percepção e memória auditiva.
Percepção de diferenças e semelhanças.
Orientação temporal.
Habilidades Motoras.
Pensamento lógico.
Expressão criativa.
Linguagem e comunicação oral.
Linguagem e comunicação escrita.
Raciocínio lógico-matemático.
 
 
 
 
                                                                                     
N_________, 08 de maio de 2014 
Maria de Fátima Vieira Martins
Professora de Apoio Especializado/Pedagoga